Transmission

Eu estava procurando, esses dias, um bom cliente para baixar torrents.  Queria um programa mais leve: eu estava usando o Vuze, mas para uma tarefa simplória de baixar torrents usar o Vuze é matar mosca com canhão, já que ele tem muito mais recursos do que eu realmente usava. O próprio site do Vuze já o descreve como “o mais poderoso cliente BitTorrent do mundo”, mas eu não precisava de tamanha munição.

Queria um programa que pudesse rodar em background e ser controlado de outro computador, assim eu poderia, por exemplo, pôr um torrent para baixar usando o computador do trabalho e encontrar os arquivos quando chegasse em casa. No meio dessa busca, o Silveira me sugeriu o Transmission, e também me mandou um artigo do Xisberto tratando do programa.

O Transmission pode rodar de várias maneiras: como daemon, assim que o serviço inicia, ou como um programa comum, com interface gráfica (Qt, GTK e Mac). As interfaces são simples, porém funcionais. Abaixo, o screenshot da interface em GTK:

Interface GTK do Transmission

Também há uma interface web que pode controlar o daemon ou o cliente gráfico que você estiver usando. A interface é similar à do cliente gráfico, e baseada no look & feel do Mac:

Interface web do Transmission

O site do Transmission possui uma seção de add-ons que vale a pena consultar. Há várias maneiras alternativas de controlar o Transmission à distância, e um porte do Transmission para Windows a caminho.

5 thoughts on “Transmission”

  1. Boas!!!

    Para quem usa muito, ou pretende uma administração dos torrentz mais completa, à distância, tem como boa opção o TorrentFlux, é mais complexo de instalar, mas vale a pena para quem precisa ou quer uma solução mais poderosa.

    http://www.torrentflux.com/

    lol

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.